Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Patrulha Rodoviária recupera estradas em Tibagi


É intenso o trabalho da Patrulha Rodoviária do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) no interior de Tibagi. Há quase um mês, os serviços estão a todo vapor. Até agora mais de 20 km já foram recuperados.
Moradores da região estão contentes com o resultado, como o senhor Augusto, que depende diretamente das condições das estradas para o escoamento de grãos. “Está ficando muito bom. Em dias de chuva fica complicado passar com os caminhões por aqui. Agora está melhor”, comemora.
Um dos trechos recuperados é o da localidade de Faxinal dos Empossados até Vasto Horizonte. A equipe faz também tapa buracos em trechos específicos. O coordenador dos trabalhos, Luiz Antônio Parapinski, comenta como é feita a recuperação. “Fazemos o revestimento primário das estradas, ou seja, estamos tapando sarjetas e arrumando o meio das estradas, além de cascalhamento”, explica.
A equipe do DER continua a recuperação de estradas em Tibagi e vai atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes para acelerar o trabalho.
Assessoria de Comunicação de Tibagi

Alunos começam aulas bem informados sobre vírus

Secretaria de Educação mantém orientação para que crianças com sintomas da doença fiquem em casa
-

O retorno às aulas em Tibagi foi marcado pela tranquilidade e uma gama de informação. Cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal e estadual de ensino iniciaram no último 17 o segundo semestre letivo sob medidas atentas de prevenção. Os portões das escolas estiveram fechados por duas semanas e foi o tempo necessário para que professores e demais profissionais da Educação aprendessem sobre a doença e adaptassem os espaços para a recepção dos alunos.

A Escola Municipal Telêmaco Borba é a maior do município com 720 alunos. A diretora, Rosane Mendes, conta que a retomada das atividades foi tranquila e que os alunos compareceram em massa. “Logo trabalhamos com eles sobre os cuidados da gripe A, modos de contágio e as mudanças de hábitos, inclusive pedindo que levem as informações para casa”, revela. Ela explica ainda que as escolas foram orientadas a evitar a entrada de terceiros nas dependências do prédio. “Pedimos que se dirijam à escola somente aquelas pessoas que realmente necessitam de algum tipo de serviço ou informação. Que seja um ambiente das crianças para que possamos controlar melhor”, recomenda.
Música
Na Escola Municipal Ida Viana de Oliveira não faltou criatividade para os alunos. A direção pediu para que os professores trabalhassem o tema em sala de aula. A turma da 2ª série adaptou uma música para passar a mensagem de cuidado sobre os riscos de contágio. “A ideia surgiu porque através de música os alunos aprendem mais fácil”, disse a professora Nilma de Matos. A turma passou por todas as salas apresentando a canção. “Mostramos para toda a escola a importância de prevenir e os cuidados com a gripe. As crianças gostaram da iniciativa e já estão cantando”, defendeu a diretora Keila Martins.
A Secretaria de Educação reforçou os cuidados para a higienização em todas as salas e principalmente nos banheiros. “A cada intervalo de aula, carteiras, cadeiras, vidros e o chão passam por limpeza usando o álcool. Os professores usam o álcool gel nas mãos de cada aluno após a entrada na sala”, relata Ana Lucia Queiroz, diretora do Colégio Estadual Leopoldina Pedroso.
Ela diz também que os adolescentes do colégio têm sido orientados a tomar os devidos cuidados nas ruas, na casa e nos lugares onde frequentam. “Sabemos que muitos deles estão nas baladas, bares e lanchonetes. Então informamos que evitem aglomerações e sigam as precauções indicadas na escola”, incentiva.
Preocupados
Na pré-escola Municipal Aquarela de Tibagi, que recebe aproximadamente 150 crianças, de acordo com a diretora Diva Camargo dos Santos, apenas um terço dos alunos estão indo para as aulas. “Os pais estão preocupados, mas reforçamos que todos os cuidados estão sendo tomados por aqui”, ressalta. Nas demais entidades mantidas pela Prefeitura, o retorno teve presença expressiva dos alunos, surpreendendo os diretores.
A Secretaria Municipal de Educação tem recomendado que alunos com qualquer sintoma de gripe não frequentem as escolas e procurem um posto de saúde.
Assessoria de Comunicação de Tibagi

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter