Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Comissão divulga programação do Festival de Voo Livre

Morro da Comuna vai receber mais de 100 competidores

Iniciou a contagem regressiva para o Festival de Voo Livre que acontecerá em Tibagi nos dias 10 a 12 de outubro. O evento integra o calendário de eventos da cidade e entra no circuito paranaense de atividades de voo livre. Mais de 100 competidores do Paraná e Santa Catarina são aguardados para a atividade e os preparativos seguem a todo vapor.

O Morro da Comuna será palco para pilotos e amantes do esporte de aventura. De acordo com a Comissão Organizadora, a intenção é estimular a participação popular nas pistas de decolagem e de pouso com provas que fixem a atenção da plateia. “Para esta edição dividimos em três categorias e duas poderão ser acompanhadas de perto pela população, inclusive valendo participação da torcida”, afirma Maurivan Luiz Correia, presidente do Clube de Voo Livre dos Campos Gerais (CVLCG).

Na formatação do festival deste ano, os pilotos concorrem em três categorias: Cross Country, Permanência e Pouso na Mosca. Na primeira, será traçada uma rota – conforme condições dos ventos – e será estipulado o local de marcação a ser cumprida pelos pilotos. Na categoria Permanência, pontua quem ficar mais tempo sobrevoando a área próxima ao morro, propiciando melhor visibilidade por parte da população. E na última – Pouso na Mosca –, os parapentes saem da rampa principal e têm de pousar no alvo demarcado na pista oficial de aterrissagem.

As condições climáticas são primordiais para a realização do evento, explica Correia. “Tibagi oferta várias pistas e possibilidades de voos. Mas precisamos contar com a colaboração do tempo. Ultimamente, ventos muito fortes têm assombrado o Paraná e isso pode ser um fator de risco para a prática. Mas estamos confiantes e com certeza será um sucesso”, reforça.

O evento recebe apoio da Federação Paranaense de Voo Livre e da Associação Brasileira de Voo Livre. A Prefeitura de Tibagi também é parceira na realização do esporte e oferece estrutura básica como alojamento, serviço de resgate, além de participação de Agentes de Defesa Civil e atendimento médico.

Inscrições

Os pilotos poderão fazer as inscrições antes da decolagem na pista principal. O valor será R$ 30 por participante, além de um quilo de alimento ou taxa de R$ 5 que será destinada a alguma instituição do município. A arrecadação das inscrições será revertida para a estruturação da rampa do Morro da Comuna. “A primeira etapa é o plantio de grama em uma área de mais de dois mil metros quadrados para a decolagem”, anuncia Maurivan Correia.

Acesso

O Morro da Comuna, referência para a prática do esporte no município, fica localizado a oito quilômetros da sede da cidade. Maurivan conta algumas das conquistas realizadas pela atual diretoria da CVLCG. “Graças ao nosso bom relacionamento com os proprietários das áreas do Comuna, foi possível a garantia da área definitiva para a prática esportiva, sendo reservada para a rampa um espaço superior a dois quilômetros quadrados. O trecho de acesso e estacionamento também está garantido para o festival”, informa. “O proprietário da área onde é realizado o pouso oficial também cedeu o espaço para a prova”, comenta.

Programação

10 de outubro

- 09h45 Transporte do Alojamento à Rampa

- 09h30 Inscrições de todos os pilotos na Rampa

- 10h Liberação da Rampa de decolagem

- 10 às 11h45 Free-Fly (voo liberado)

- 11h30 Abertura Oficial

- 11h30 Definição da prova – Cross Country – direção de resgate

- 12h30 às 13h30 Janela Cross Country.

- 14 às 17h Prova Permanência

- 14 às 17h Prova Pouso na Mosca

- 14 às 18h Resgate de pilotos do Cross

- 20h Apuração de resultados parciais na Pizzaria La Nonna

- Confraternização

11 outubro

- 09h45 Transporte do Alojamento à Rampa

- 10h Liberação da Rampa de decolagem

- 10 às 11h45 Free-Fly (voo liberado)

- 11h30 Definição da prova – Cross Country – direção de resgate

- 12h30 às 13h30 Janela Cross Country

- 14 às 17h Prova Permanência

- 14 às 17h Prova Pouso na Mosca

- 14 às 18h Resgate de pilotos do Cross

- 20h Apuração de resultados parciais

- Encerramento e Premiação na Pizzaria La Nonna

- Confraternização

12 outubro

- 09h45 Transporte do Alojamento à Rampa

- 10h Liberação da Rampa de decolagem

- 10 às 18h Free-Fly (voo liberado)

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tibagi

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter