Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Manoel Ribas ganha Biblioteca Cidadã

O governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti inauguraram, nesta quinta-feira (4), a Biblioteca Cidadã Professor Romeu Bonetti, em Manoel Ribas, região Central do Estado. O programa criado em 2004 pelo Governo do Paraná é, segundo o Ministério da Cultura, o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado no Brasil. Até o final de 2010, o programa beneficiará mais de 300 municípios em todo Estado.

-

O governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti inauguraram, nesta quinta-feira (4), a Biblioteca Cidadã Professor Romeu Bonetti, em Manoel Ribas, região Central do Estado. O programa criado em 2004 pelo Governo do Paraná é, segundo o Ministério da Cultura, o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado no Brasil. Até o final de 2010, o programa beneficiará mais de 300 municípios em todo Estado. "Essa biblioteca dá acesso ao conhecimento do mundo e tem um laboratório de informática que vai ficar aberto nos finais de semana e também à noite, para que os trabalhadores tenham acesso a esse conhecimento" afirmou o governador.

“Com obras como esta procuramos melhorar ainda mais a vida dos paranaenses, oferecendo conhecimento e novas oportunidades”, falou Pessuti.

O projeto desenvolvido pela secretaria da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras tem o objetivo de oferecer aos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a oportunidade de promover a democratização do conhecimento, seja pelo acervo de 2 mil obras que reúne os principais nomes da literatura nacional e estrangeira ou pela inclusão digital, nos telecentros com cinco computadores ligados a internet, construídos em todas as unidades.

“Uma biblioteca é uma conquista. Com ela podemos descortinar o mundo das ideias e do pensamento. Tenho certeza que todos vão ficar encantados”, disse Vera Mussi, secretária da Cultura.

“Manoel Ribas precisava de um projeto como esse para seus moradores. A Biblioteca Cidadã mostra a preocupação do Governo do Estado com os paranaenses. Agora, os treze mil habitantes da cidade vão usufruir do acervo com o melhor da literatura nacional e internacional e o acesso a internet”, ressaltou o prefeito Valentin Darcin.

A biblioteca possui ainda um salão comunitário, espaço cívico e de recreação, e espaço para atividades de valorização cultural da região, com a pintura de um painel retratando as belezas naturais do município. Na biblioteca Professor Romeu Bonetti, o artista Orlando Lolli ressaltou o Rio Ivaí, que divide o município de Manoel Ribas e Cândido de Abreu. Uma Peroba Rosa foi escolhida para representar as árvores nativas da região.

MÓDULOS – O projeto arquitetônico das Bibliotecas Cidadãs é constituído de módulos que se adaptam a diferentes tipos de terrenos e possibilitam sua futura ampliação.

O orçamento previsto para a biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil. A instalação dos telecentros é coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos em parceria com a Celepar. Além do mobiliário necessário, os prédios são equipados com computadores, aparelhos de televisão, vídeo e DVD.

O Governo do Paraná já beneficiou 87 municípios com as Bibliotecas Cidadãs, além disso, 20 já estão prontas para inaugurar e 176 estão em fase de registros de preços.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários, de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, de Saúde, Gilberto Martin, Segurança, Luiz Fernando Delazari, Marcelo Almeida, deputado federal e os deputados estaduais Alexandre Curi e Antonio Anibelli.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter