Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval aguarda 70 mil foliões a partir desta sexta

No ano do centenário, festa traz novas atrações
-
Setenta mil foliões devem pisar na Avenida do Samba e preencher as tendas do Carnaval de Tibagi a partir desta sexta (12) até terça-feira (16). A expectativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, que contabilizou este mesmo número de público em 2009. Com o tema 100 Anos de Alegria, o enredo resgata a diversão infantil no enredo 'Brincadeira de Criança é Tudo de Bom' e inova trazendo opções artísticas diferentes e espaços para todos os tipos de gosto, desde às crianças à terceira idade e em tendas temáticas, como a Universitária. Vai ter samba de roda, axé, funk, pagode, música eletrônica, pop rock, sertanejo e, como não poderia faltar, marchinha de Carnaval, além do tradicional samba na avenida.
O melhor Carnaval do Paraná tem abertura oficial nesta sexta-feira (12) com a coroação da Rainha, princesas e Rei Momo do evento. Nesse dia, as baterias das escolas de samba dão um ‘aperitivo’ do desfile oficial. Começa aí um verdadeiro espetáculo de ritmos e folia no embalo das baterias. Será também a 'Noite à Fantasia', um apelo da Comissão Organizadora para resgatar os tradicionais bailes de máscaras e estimular a criatividade do folião.
Sábado (13) terá a 'Noite da Bem Bolada', ideia indicada por foliões no último ano. Casais, que podem ser formados na hora, devem desfilar junto da banda principal vestidos homens de mulher e vice-versa. Os foliões irão aclamar os vencedores que serão premiados.
O desfile de luxo programado para o domingo (14) terá mais de 700 pessoas fantasiadas, três carros alegóricos e três escolas de samba: 18 de Março, Unidos da Vila São José e Flor de Lis. É o momento mais esperado do Carnaval de rua e apresenta o trabalho de meses da equipe que confecciona todo o aparato que enche a avenida de brilho.
Desfiles de alegorias e de veículos decorados integram o roteiro da festa na segunda-feira (15), com o tradicional Corso. É o momento mais livre da festa, em que grupos de tibagianos e turistas produzem suas alegorias e enfeitam seus carros para levar à avenida todo seu potencial criativo. Diversão na certa.
As matinês infantis e da terceira idade, incluídas no evento desde 2005, se repetem na tenda. Para as crianças acontecem no sábado (13) e terça-feira (16). A da terceira idade será na segunda-feira (15) e já tem mais de 500 foliões confirmados de vários grupos da região.
O 'Carnaval Eletro' é outra atração da festa nos dias 13 a 16, antecedendo a banda principal no ritmo eletrônico com mixagens de marchinhas e canções carnavalescas. A tenda Universitária estará sob o comando da Banda E7, também em todas as noites de festa. Os tradicionais bailes populares acontecem sob a tenda principal, com início sempre às 23 horas, animados pela Banda New York.
Atração à parte é a apresentação de uma ‘Roda de Samba Especial’, que lembrará músicas e canções de samba que embalaram gerações passadas com animação do grupo 'Sirinho & Cia'.
A Comissão Organizadora também trabalhou em eventos durante todo o último mês para assegurar a energia que dará ritmo às cinco noites de folia. A escolha da Rainha, princesas e Rei Momo aconteceu no dia 9 de janeiro com Grito de Carnaval. Após isso, em todos os finais de semana houve Grito de Carnaval na praça, apresentações de escolas de samba, das bandas E7 e Tibalera e do grupo de pagode Samba Léo. Na última sexta-feira (5), um baile à fantasia foi promovido pelo Clube Estrela da Manhã.
Um século
O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior abre seu baú e desvenda histórias curiosas contadas ao longo destes 100 anos de influência na comunidade local. Suas primeiras manifestações foram registradas em 1910. Nesse ano, o senhor Cadete, oriundo do Rio de Janeiro, realizou o primeiro desfile de veículos decorados – o Corso. Naquele tempo os carros ainda eram puxados a cavalo. Começam aí os primeiros registros da folia momesca na cidade.
Com a chegada dos baianos ao município, a tradição foi fortalecida. Na década de 30, os carros alegóricos puxados por cavalos foram substituídos por automóveis. Com muito confete e serpentina, a folia vinha acompanhada por grupo de músicos que tocavam marchinhas – sensação naquele momento.
Ainda nessa década, o Clube Tibagiano promovia os primeiros carnavais animados por músicos da Banda Musical de Tibagi. Nessa época os desfiles aconteciam em torno da praça da Matriz, oportunidade para pessoas da comunidade exibirem suas luxuosas fantasias. Com a festa, reuniam-se os blocos dos baianos, também oportunidade para deixarem seus apetrechos de garimpo de lado e caírem no samba para mostrar sua ginga.
Outros aspectos curiosos da história centenária do Carnaval em Tibagi serão contadas ao longo deste mês no site da Prefeitura (www.tibagi.pr.gov.br/carnaval).

Confira programação:

Dia 12 (sexta-feira):
22h
- Abertura oficial do carnaval;
- Entrega da chave da cidade ao Rei Momo e coroação da Rainha do Carnaval;
- Apresentação das baterias das Escolas de Samba;
23h Baile Popular sob tenda com a banda New York;
23h Tenda Universitária com a banda E7

Dia 13 (sábado):
14h: Matinê sob tenda para crianças;
- Coroação da Rainha e Rei Momo Mirim;
22h: Roda de Samba especial;
23h: Baile Popular sob tenda com a banda New York;
23h Tenda Universitária com a banda E7

Dia 14 (domingo):
20h: Desfile das Escolas de Samba;
Trajeto: Praça 18 de Março até a Praça Leopoldo Mercer;
22h: Roda de Samba especial;
23h: Baile Popular sob tenda com a banda New York;
- 'Noite da Bem Bolada' com premiação ao casal (homem vestido de mulher e vice-versa)
23h Tenda Universitária com a banda E7

Dia 15 (segunda-feira):
14h: Matinê sob tenda especial para 3ª Idade;
20h: Desfile do Corso – veículos decorados.
Trajeto: Praça 18 de Março até a Praça Leopoldo Mercer;
22h: Roda de Samba especial;
23h: Baile Popular sob tenda com a banda New York;
23h Tenda Universitária com a banda E7

Dia 16 (terça-feira):
14h: Matinê sob tenda para crianças;
22h: Roda de Samba especial;
23h: Baile Popular sob tenda com a banda New York e premiação do Corso;
23h Tenda Universitária com a banda E7

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter