Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

100 Anos de Alegria: Carnaval é celebrado com brincadeiras de criança

Mais de 20 mil pessoas lotaram as ruas de Tibagi no Desfile de Luxo


Especial! Esta foi a palavra mais repetida por quem acompanhou o 100o Desfile de Luxo do Carnaval de Tibagi, que reuniu aproximadamente 20 mil foliões, recorde de público, na Avenida do Samba na noite de domingo (14). “O trabalho de vários meses, a dedicação de centenas de pessoas, o suor de cada trabalhador que colou pedras, recortou tecidos, costurou, martelou carros alegóricos, de uma gente que todo dia voltava pra casa cheia de purpurina e cola quente nos dedos, tudo isso foi recompensado com o mais maravilhoso dos desfiles que já vimos aqui. Foi perfeito, mágico e tenho certeza de que encantou aqueles que saíram de casa esperando ver a carga cultural de 100 anos transformada em brilho, em felicidade”, descreveu, com lágrimas nos olhos, o carnavalesco responsável por imaginar, desenhar, projetar e colocar tudo em prática, José Reale Filho. “Faz 20 anos que trabalho com isso e posso dizer que evoluímos muito. Tenho orgulho em ajudar a criar o melhor Carnaval do Paraná”, completou.

O mesmo entusiasmo era compartilhado por quem pela primeira vez desfilou em Tibagi. “Achei incrível. Adorei as fantasias, as baterias das escolas de samba, os carros, essa alegria contagiante deste povo daqui. Quero voltar ano que vem”, disse a jovem Nathane Ferraz, turista de Castro que saiu como destaque num dos carros. O casal Marili e Luiz Fernando Fabianowicz veio de Curitiba acompanhar a festa pela primeira vez e ficou surpreso. “Achei lindo, muito organizado e animado. Valeu à pena trocar a praia pelo interior”, disse Luiz. “Até nosso mascotinho gostou. É só alegria”, acrescentou Marili, apontando o cachorrinho no colo.

Alegria é justamente a principal temática do Carnaval deste ano. Com o enredo 'Brincadeira de Criança é Tudo de Bom', o centenário foi lembrado através do universo infantil. Mais de 800 foliões fantasiados de super-heróis, personagens de seriados, fábulas, desenhos animados, percorreram as oito quadras da avenida, partindo das praça 18 de Março até o núcleo central da festa, no entorno das praças Edmundo e Leopoldo Mercer. Dos dois lados da rua, do início ao fim, uma multidão vibrou com a passagem de cada bloco. “Certamente foi o melhor de todos os carnavais. Estou muito feliz com o resultado. Com cada pessoa que converso, o comentário é o mesmo. Este ano nos superamos”, afirmou Cecília Nanuzi Pavesi, secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Cor e emoção

No início do desfile, um gigantesco bolo de aniversário e uma champanhe decoravam o carro Abre-Alas, chamado 'Tin-tin', em que estavam o Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval ressaltando o 100o ano da festa. A Comissão de Frente, composta por 15 jovens, apresentou o mundo dos super-heróis, dos contos de fada e outros personagens. Ao lado da Branca de Neve, Peter Pan, Chaves e Chiquinha, Super Man e Mulher Maravilha fizeram coreografias para indicar o que ainda estava por vir: a magia de brincar como criança em qualquer idade.

A primeira escola de samba a ingressar na Avenida foi a 18 de Março, que comemora 17 anos de atividade tendo à frente o mestre Moacir José Machado. Com recuo coreografado e as inovações na percussão, incluindo novos ritmos ao samba, os mais de 70 integrantes fantasiados de capitão-gancho novamente surpreenderam na bateria. A agremiação se manteve em frente ao palanque de autoridades enquanto os blocos da escola se apresentavam. O casal João e Nanci, Mestre-Sala e Porta-Bandeira relembravam o final das histórias infantis, com fantasia denominada 'E Foram Felizes Para Sempre', ela de princesa, ele de príncipe. Outro príncipe, com apenas 11 anos de idade, passou pela rua da alegria sobre um cavalo branco, artificial, num dos carros alegóricos.

O terceiro carro, 'O Mundo Encantado das Princesas', com mais de três metros de altura, fez lembrar os castelos das fábulas, em que até a bruxa malvada foi aplaudida. A Ala das Baianas chamou a atenção pelo colorido das roupas, adornadas com bambolês, petecas, bonecas e recortes de histórias em quadrinhos. Logo atrás, crianças e adultos compunham os blocos de Peter Pan e Fada Sininho; Branca de Neve; Fadas e Bruxas – alusão aos contos infantis.

A Escola de Samba Unidos da Vila São José foi a segunda a desfilar. Edinelson e Marília vinham à frente como Mestre-Sala e Porta-Bandeira e fantasias elogiadas pela criatividade e originalidade. Estavam vestidos de dobraduras, referência à arte de dobrar papel para criar personagens. O carro Abre-Alas trazia marinheiros e marinheiras em volta de um enorme barco de papel, também ao estilo das dobraduras. A bateria da escola seguiu o mesmo modelo, marinheiros e marinheiras carregaram a percussão. As brincadeiras de rua foram representadas nos blocos seguintes, com grupos de pipas, petecas, piões e campinho de pelada.

Rosana e Alisson trouxeram a bandeira da terceira escola de samba, A Flor de Liz, criada este ano com a fusão das baterias das antigas escolas Unidos do Nequinho, Municipal e Herdeiros do Samba. Fantasiados de gamemaníacos, com adereços dos novos recursos tecnológicos da diversão, os três mestres de bateria se revezaram no comando do samba, enquanto a fantasia do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira fazia referência aos brinquedos lúdicos através de uma roupa formada por um enorme quebra-cabeça. O carro 'Caixa dos Brinquedos' trouxe como destaques personagens do desenho Cavaleiros do Zodíaco. Os blocos trouxeram super-heróis da nova geração, como os Narutos, mangás da tradição oriental. A turma do chaves fechou o desfile das escolas de samba.

Grupo de torcedores, dirigentes e jogadores do Operário Ferroviário Esporte Clube, time de futebol profissional da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense, prestou homenagem ao centenário Carnaval em bloco conduzido pelo presidente do clube, Carlos Roberto Iurki. “Fizemos nossa pré-temporada aqui no mês de dezembro e acompanhamos parte da organização da festa. Não tinha como resistir. Viemos confraternizar com esta cidade que nos recebeu tão bem”, contou.

As três escolas de samba de Tibagi não têm rivalidade, não concorrem a prêmio, pelo contrário, se complementam durante o desfile. Perto de cinco mil peças de roupa foram confeccionadas para compor as fantasias dos foliões. O deputado Marcelo Almeira (PMDB) assistiu a tudo do palanque e ao final, só tinha elogios. “A cultura de um povo está representada nas suas manifestações. Tibagi sempre me surpreende mostrando a força de sua cultura, de seus costumes preservados. Está de parabéns”.

A satisfação do prefeito Sinval Silva (PMDB) também era evidente. “Temos com certeza o melhor Carnaval do Paraná e isso se comprovou com este desfile excepcional, maravilhoso. Nossa festa é diferente, além da tradição nas escolas de samba, temos três tendas com bailes todas as noites para todos os públicos, matinês e o Corso, o desfile dos blocos. Juntamos aqui a folia para todos os gostos e tudo com muita segurança. Não é fácil fazer uma festa deste tamanho e temos priorizado a segurança. Aqui você vê criança, jovens, adultos e idosos brincando juntos”, destacou.

A festa continuou na praça Edmundo Mercer, sob tendas com a banda New York, a tenda do samba de raiz com o grupo Siririnho e Cia, e a tenda Universitária, ao som da banda E7.

Site transmite ao vivo

Quem não pôde comparecer à Avenida do Samba teve a opção de acompanhar tudo ao vivo pela internet. O site oficial da festa www.tibagi.pr.gov.br/carnaval transmitiu em tempo real o Desfile de Luxo com as escolas de samba no domingo (14), e voltará a transmitir o desfile do Corso, com blocos de carnavalescos e carros enfeitados na noite de segunda-feira, às 20 horas.

O link é monitorado pela equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e as imagens ao vivo são transmitidas pelo grupo Z Produções. Jadir Orza, coordenador de Manutenção, é responsável por viabilizar o espaço virtual e abastecer com conteúdo.

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter