Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Casa de força de Mauá recebe primeiro anel pré-distribuidor

O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, parceria da Copel com a Eletrosul, acaba de alcançar mais um importante marco na construção da Usina Hidrelétrica Mauá, no Rio Tibagi. Na sexta-feira (19), foi concluída a operação de lançamento e instalação do anel pré-distribuidor da primeira das três unidades geradoras, que irão funcionar na casa de força principal da hidrelétrica. O equipamento, uma peça metálica fabricada em liga de aço-carbono, com 6,15 metros de diâmetro e peso de 42 toneladas, serve para direcionar e distribuir de maneira homogênea o fluxo de água no interior da turbina, fazendo girar o rotor. Isso é feito por 20 palhetas fixas, distribuídas radialmente na peça, que guiam a vazão. Para baixar o anel pré-distribuidor por 30 metros – do piso da área de montagem até o seu local definitivo, no poço da casa de força – a equipe responsável utilizou uma ponte rolante (guindaste móvel que se desloca sobre trilhos) com capacidade para sustentar 230 toneladas.
A instalação do segundo pré-distribuidor na casa de força deve acontecer nos próximos dias e o terceiro, em março.
CRUCIAL – O superintendente-geral do Consórcio Cruzeiro do Sul, Sérgio Luiz Lamy, informa que a construção de Mauá chegou “a uma etapa crucial”, com frentes de trabalho em atividade simultânea na parte das obras civis e na montagem de equipamentos eletromecânicos dentro da casa de força. “Estamos focados em trabalhar para que tudo seja feito com precisão e absoluta segurança”, afirma.
Quando entrar em operação no ano que vem, a Usina Mauá terá potência instalada total de 361 MW, sendo 350 MW na casa de força principal e mais 11 MW em uma casa de força complementar a ser implantada junto à barragem, cuja finalidade é aproveitar para gerar energia a vazão remanescente que será mantida entre a barragem e o canal de fuga da usina principal.
A Usina Mauá, empreendimento localizado entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, integra o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e tem custo total estimado em R$ 1,1 bilhão. Sua concessão pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, parceria que integra a Copel (com participação de 51%) e a Eletrosul (que detém os 49% restantes).
BARRAGEM – Na margem direita do Rio Tibagi, a barragem da Usina Mauá está quase pronta, enquanto na margem oposta e na área do leito do rio continuam os trabalhos de regularização, que antecedem a implantação das fundações da estrutura de concreto. Até agora, foram aplicados mais de 115 mil metros cúbicos de concreto compactado com rolo (CCR) na área da barragem, ou quase 20% do volume total previsto para o maciço. Cerca de 1,7 mil pessoas estão trabalhando no canteiro de obras da hidrelétrica atualmente.
http://www.aenoticias.org.br/

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter