Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 23 de março de 2010

33 mil pessoas participam da festa de 46 anos de Telêmaco Borba

Os 46 anos de emancipação política e administrativa foram festejados por aproximadamente 33 mil pessoas durante os três dias de festa, no antigo Parque de Exposições de Telêmaco Borba.
“Neste 46º. aniversário fizemos uma festa para nossa comunidade, englobando opções que a própria população pediu por meio das associações de moradores, conselho de pastores evangélicos, padres católicos, enfim, para cidadãos e cidadãs que juntos conosco trabalham e merecem momentos de descontração”, declarou o prefeito Eros Danilo Araújo, ao lado da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Rita Mara de Paula Araújo.
Fernandinho e Ministério Faz Chover abriu a programação de shows e encantou perto de cinco mil pessoas. “Viemos apresentar esperança, o olhar para frente e acreditar que em Cristo há glória, pois existe algo superior à música, que nos dá oportunidade de mudança de caráter no ser humano”, reiterou Fernandinho.
Mesmo com o mau tempo antecedente ao espetáculo, Padre Zezinho reuniu oito mil cristãos. “Uma festa para a família”, comentou o secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Amauri Pukanski.
Padre Zezinho deixou uma mensagem bem enfática ao povo. “Não importa a religião, importa a fé e a paz em Jesus”. Ele também falou às autoridades presentes. “Essa autoridade veio do povo, então, aqui, vemos o prefeito Eros cuidando da comunidade, crianças, jovens, idosos e enfermos, isso é autoridade que respeita o povo”. No entender dele, uma cidade sem lideranças é uma cidade fraca, portanto, sempre há necessidade de governantes fortes. “Prefeitos, secretários e todos os governantes”, exemplificou e obteve concordância do Padre Henrique Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que lembrou da missa celebrada pelo Pe. Zezinho que lotou a Igreja Matriz, no domingo pela manhã.
Willian e Renan encerraram a noite de sábado agitando mais de oito mil pessoas. “Só podemos desejar novas vitórias para esta cidade maravilhosa, que o prefeito Eros está administrando, mostra de trabalho e luta pelo melhor”.
ATRAÇÃO NACIONAL  
No domingo, chave de ouro, num espetáculo nacional com mais de duas horas de duração e muitos efeitos especiais, sobe ao palco Fernando e Sorocaba para público superior a 20 mil fãs. Eram telemacoborbenses, imbauenses, reservenses, ortigueirenses, pontagrossenses, entre outros moradores da região dos Campos Gerais ansiosos para assistir ao show intitulado “Vendaval”, além da música tema do show, a dupla cantou vários outros sucessos Paga pau, A casa caiu, Da cor do pecado e muito mais.      O nome do espetáculo foi confirmado. “É muita emoção, forte mesmo”, dizia entusiasticamente a jovem de Telêmaco Patrícia Santos, 19 anos.     Primando por filosofias de vida de incentivo a sonho, esforço e realizações Fernando e Sorocaba deixaram mensagens positivas à comunidade local e regional. ”Acreditem e realizem seus sonhos, vale a pena, agradecemos esta festa lotada e podermos estar aqui, nesta cidade que tem tradição muito forte, é um dos polos da madeira e referência no Paraná e no Brasil”.
AUTORIDADES
A vereadora e presidente da Câmara, Fátima Ribeiro, reiterou a importância da diversão, do entretenimento e da paz, que “sempre tem que ser a base festiva”. De acordo com ela, nos 46 anos de existência do município os munícipes devem festejar. “E temos ainda muito mais pela frente, desenvolvimento, trabalho, cultura, fé e saúde”, lembrou.       Também estiveram no último final de semana em Telêmaco Borba o deputado federal Rodrigo Rocha Loures e André Zacharow. O primeiro participou dos shows do Padre Zezinho e Willian e Renan. O segundo de um encontro com lideranças no Sir Hotel. O deputado estadual Alexandre Curi foi representado pela assessora e advogada Leila Betim. “Fiz questão de vir à festa para demonstrar o meu empenho a essa gente tão querida”, destacou Rocha Loures.
TALENTOS LOCAIS
Os talentos locais também abrilhantaram a festa, Filhos do Céu, Ministério Ruah. Leandro Gonçalves e Banda avisaram que o lançamento do CD Notre Dame ocorrerá dia 28 de maio, na Casa da Cultura e toda a população cristã está convidada.
CULTURAL
Na quinta-feira, o Concerto Orquestra de Metais na Casa da Cultura reuniu centenas de pessoas para apreciar mais um belíssimo espetáculo da Banda Marcial que detém importantes títulos, como Pentacampeã Paranaense [2008] e Campeã Brasileira [2007].       Mais uma vez, os munícipes celebraram seus 46 anos, com “AçãoEducAção”, em todos os níveis, com direitos e deveres.

Sinval faz reivindicações a deputado Ricardo Barros



Transbrasiliana, Aeroporto, Ramal Ferroviário e recursos do Prodetur foram principais solicitações
 -
            O deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do PP e pré-candidato a uma das duas vagas ao Senado no Paraná, conversou na manhã desta terça-feira (23) em Tibagi com o prefeito da cidade e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Sinval Silva. A visita integra projeto de visitar os 399 municípios paranaenses no que o deputado chama de Caravana Progressista, em que nas prefeituras e câmaras encontra com representantes políticos e comunidade para ouvir as reivindicações de cada lugar e assim definir as estratégias que comporão seu plano de governo. “Existe uma determinação legal de que todos os candidatos registrem planos de governo e eu estou buscando as pautas nas cidades. Desde fevereiro, já visitei mais de 100 municípios do Paraná e hoje passo por Telêmaco Borba, Tibagi, sigo para Piraí do Sul e Ponta Grossa”, comenta Barros.

            Região
            Continuidade da obra de pavimentação da Transbrasiliana (BR-153) entre Tibagi e Imbituva, apoio à construção do Aeroporto de Cargas dos Campos Gerais e a criação do Ramal Ferroviário entre Guarapuava e Ponta Grossa foram as três principais solicitações do presidente da AMCG para a região. “Também gostaríamos, pela importância, pelo tamanho e pela beleza da região dos Campos Gerais, de seu apoio para que pelo menos 1/3 do valor que será liberado pelo Prodetur [Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo], para infraestrutura turística voltada à Copa do Mundo, seja destinado para cá”, completou Sinval, referindo-se ao anúncio de que 100 milhões de dólares serão remetidos ao Paraná.
                  Tibagi
            O prefeito também elencou prioridades do município no encontro realizado na Câmara de Vereadores. Entre os pedidos, Sinval destacou a necessidade de estadualização da estrada entre a sede do município e o distrito de Caetano Mendes, continuidade da PR-440, para que seja inclusa em pacote de pavimentação estadual. “São 31 km de estrada que liga este importante distrito à cidade”, contou. Outra solicitação é para que o deputado busque acelerar o processo já em trâmite que visa o repasse definitivo de área de 22 hectares dentro da cidade, onde funcionava antiga Escola de Menores. “Hoje pertence ao Iasp [Instituto de Assistência Social do Paraná], mas é cedida em comodato à Prefeitura. Essa área poderia ser usada em programa habitacional e em outras propostas”, explicou.
            Para Sinval, com a inauguração do Hospital Regional de Ponta Grossa, a saúde em Tibagi será beneficiada mas o atendimento poderia ser melhor se o Hospital Luiza Borba Carneiro, na cidade, recebesse investimentos. “Ele é um hospital do Estado e defendemos a sua estruturação para atendimento microrregional. Hoje tem muitas deficiências, mas pode se tornar uma opção a mais de atendimento para desafogar a demanda nos grandes centros”, argumentou.
            Durante o encontro, além dos vereadores e secretários municipais, pessoas da comunidade aproveitaram para indicar ações. Houve requisição por melhoria no sistema de abastecimento de água rural; municipalização do prédio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito) em Tibagi; projetos de auxílio ao pequeno produtor rural e ampliação da oferta de cursos tecnológicos ligados à administração rural.

            Estradas e transporte escolar
            As estradas rurais e o transporte escolar foram temas que ainda renderam conversa. A malha viária do interior de Tibagi, segundo maior município em extensão territorial do Paraná, que soma mais de seis mil quilômetros, foi citada como grande desafio para a Administração Municipal. “O que o governo repassa não paga dois meses de transporte escolar no município. Com o resto temos de bancar sozinhos”, disse Sinval, relatando que desde 2005 já comprou 13 novos ônibus, sendo oito com recursos próprios.

            Respostas
            Após ouvir e anotar as solicitações, Ricardo Barros respondeu a cada uma. “Penso que essa ligação toda pela Transbrasiliana até o Sul do Brasil tem de ser realizada”, disse. Quanto ao Ramal Ferroviário, o deputado lembrou que a malha ferroviária nacional está quase toda sob concessão a empresas terceiras, mas que a Ferroeste poderia representar uma alternativa para a edificação. “O aeroporto é sim uma prioridade”, defendeu, ressaltando ainda que na questão do turismo, os recursos do Prodetur podem ser destinados à região desde que o turismo seja pensado de forma integrada pelos municípios da região. “É preciso criar um circuito que aumente o tempo de permanência dos turistas nas cidades”, enfatizou.
            Em relação à estrada que liga Tibagi ao distrito, “primeiro é preciso estadualizar”, enfatizou, assegurando que vai ver o que é necessário para isso. Ricardo Barros também se comprometeu a estudar a situação dos patrimônios ligados à antiga Escola de Menores e prédio do DNIT para sua municipalização. “A saúde tem de estar mais perto das pessoas”, afirmou ao se referir à solicitação quanto ao Hospital Luiza Borba Carneiro.
            A manutenção de estradas rurais, na opinião do deputado, está mais próxima de uma solução com a criação de programa nacional de patrulhas rodoviárias cedidas através de consórcios intermunicipais para uso em alternância. “Vamos tentar ajustar esse atendimento levando em conta as características de cada região. No caso de Tibagi, como é um município muito grande, precisamos estudar uma alternativa”, apontou.

            Comitiva
            A comitiva do deputado Ricardo Barros trazia ainda o pré-candidato a deputado federal pelo Partido Progressista Jauri Gomes, de Guarapuava, e Neuri Tigrão, pré-candidato a deputado estadual. Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara Luiz Carlos Ribeiro Taques (PMDB) e pelo presidente da Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais (Ascamp), vereador Aristeu Ribas (DEM). Luiz Plem, vereador pelo PP, e o vice-prefeito correligionário Silvio Bittencourt, foram também anfitriões do colega de partido.
            Ricardo Barros
            Segundo a Assessoria de Comunicação do deputado, Ricardo Barros foi prefeito de Maringá (1989-1992), e sua administração foi marcada por 400 obras em quatro anos, além de trabalhos voltados à criança e ao adolescente, em que recebeu como reconhecimento, o Prêmio Unicef, do embaixador Renato Aragão. Nesta época, a cidade se tornou conhecida internacionalmente.
            Barros participou de quatro eleições para deputado federal e obteve 54 mil votos em 1994, quase 69 mil em 1998, 118 mil (2002) e perto de 131 mil em 2006. “Reconhecido como um parlamentar articulador de atuação clara e firme, na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros apoia reformas e mudanças que impulsionam a economia nacional. É autor de projetos aprovados ou em tramitação que defendem melhorias na qualidade de vida da população”, diz nota da Assessoria.
            Atualmente é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, presidente Estadual do Partido Progressista, vice-presidente do Diretório Nacional do PP e vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Também preside o Grupo-Parlamentar Brasil-Itália e Brasil-Reino Unido e a Frente Parlamentar das Agências Reguladoras, além de ser membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e das Comissões de Transportes, Constituição de Justiça e do Orçamento.

Desfile Cívico atrai 10 mil pessoas na Horácio Klabin

A Prefeitura de Telêmaco Borba festejou o sucesso do desfile cívico comemorativo aos 46 anos de emancipação política e administrativa, no domingo, 21 de março, na Avenida Horácio Klabin.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) estima que perto de 10 mil pessoas estiveram presentes, somando os que desfilaram e os espectadores. Este ano houve recorde de participação foram 83 entidades inscritas.
O tema abordou “Qualidade de Vida em Telêmaco Borba”. O nível de qualidade de vida de uma sociedade é difícil de ser mensurado em sua plenitude. Contudo, pode ser avaliado por meio de indicadores em determinadas áreas consideradas como componentes essenciais para o delineamento do quadro de bem-estar social de uma população como infraestrutrura, qualidade de serviços públicos, educação, esperança média de vida, natalidade, alimentação adequada, ambiente saudável, justiça social entre outros fatores.
Diversas ações têm sido realizadas para melhorar o índice de qualidade de vida dos telemacoborbenses, como construção de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), ampliação de escolas, cobertura de quadras, distribuição gratuita de uniformes, construção do Hospital Regional, implantação do Instituto Federal do Paraná/Campus Local, entre outras ações.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cláudia Maria da Cruz, é necessário que todos assumam um comportamento favorável à sua saúde, com hábitos saudáveis, cuidando do corpo e também da mente, praticando exercícios e também cuidando de sua saúde espiritual. “Somente com a participação de todos teremos uma Telêmaco Borba mais justa, mais humana e com melhor qualidade de vida”, ressalta Cláudia.
A participação da comunidade e das entidades foi elogiada pela secretária. “Agradecemos a participação de todos numa demonstração de amor e respeito à nossa cidade”, complementa Cláudia.
O prefeito Eros Danilo Araújo destacou os investimentos feitos em obras na área de educação inauguradas dias 18 e 19 de março, novo Cmei no Jardim Itália, além de reformas e ampliações de escolas e Cmeis, implantação da Universidade Aberta do Brasil e de laboratório de informática. “São quase R$ 2 milhões em educação porque acreditamos ser este o caminho da transformação de Telêmaco Borba, do Brasil e do mundo”, avaliou Eros.

Para o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que prestigiou o desfile, Telêmaco Borba está de parabéns pelo seu constante desenvolvimento e progresso. “O prefeito está de parabéns por pautar seu trabalho em educação, pois é o melhor investimento a ser feito, o resultado é certo”, enalteceu.
O vice-presidente da Câmara, Renato Bahena, se pronunciou em nome da Câmara de Vereadores, e reconheceu a importância da cidade em comemorar os 46 anos e perceber que os esforços estão concentrados para melhoria de qualidade de vida da população.
Participantes
Participaram 83 instituições do desfile cívico de Telêmaco Borba. Banda Marcial Municipal de Telêmaco Borba; Polícia Militar – Patrulha Escolar e Proerd; Corpo de Bombeiros; Polícia Ambiental – Força Verde; os Cmeis José Paulo Paes, Clarice Lispector, Cora Coralina, Tarsila do Amaral, Helena Kolody, Mamãe Marta Margarida, Vinícius de Moraes e Pastoral da Criança; Monteiro Lobato, Mário Quintana, Cândido Portinari; as escolas municipais São Geraldo (APAE), Professora Maria Emília Steiger, Dom Bosco e Coliseu Top Team Academia, Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Gonçalves Lêdo, Euclides Marcolla, Santos Dumont, Fabiano Braga Cortez, Bento Mossurunga, 31 de Março, São Silvestre, Dom Pedro I, Conselheiro Zacarias, Castro Alves e Postos de Saúde, Samuel Klabin, Péricles Pacheco da Silva Etelvina Arzua Costa, Mãe do Perpétuo Socorro, Juventina Betim da Silva, Terezinha de Jesus Barreto Cunha, Paulo Freire, Leopoldo Mercer; Grupo Escoteiro Monte Alegre; Grupo de Ginástica Artística; Braslumber – Projeto Pescar; Centro de Convivência do Idoso (CCI); Aposte; Lions Club Monte Alegre; Centro de Promoção Humana; Ridan; AACT; Colégios Estaduais Luiz Vieira, Gregório Teixeira, Jardim Alegre, Regente Feijó e Cooperativa Ambiental, Sesi, Wolff Klabin; IBADEP; Clubes dos Desbravadores Monte Alegre, Guerreiros do Rei e Guardiões da Fé; Clube de Aventureiros Soldadinhos do Rei; Clube de Aventureiros Arco-Íris; Colégio Fateb/Dom Bosco; Agência RDiez; Agentes Comunitários de Saúde; Regional de Saúde e Técnicos em Saúde Bucal; Agentes de Endemias; Conseg; Senai; Winners; Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Sanepar; UEPG - Universidade Aberta do Brasil (UAB); Secretaria Municipal de Educação; Uniderp Interativa; Loja Maxitango; Automóvel Clube de Telêmaco Borba; Clube de Carros Antigos de Telêmaco Borba; Cooperativa de Transportadores Autônomos de Telêmaco Borba (CTATB); Rotas; Os Piás do Morro; Grupo Os Tropeiros Nossa Senhora da Brotas de TB; Grupo Os Texanos Country de Telêmaco Borba; CTG Monte Alegre e CTG Os Desgarrados da Querência.


Comunidade passa a ser cada vez mais valorizada em Telêmaco e responde bem
 
A comunidade aplaudiu as pessoas, famílias, filhos e netos, todas as entidades que passaram na Avenida Horácio Klabin durante o Desfile Cívico de 46 anos de emancipação política e administrativa – ‘Qualidade de Vida em Telêmaco Borba’.
“Verificamos a vontade de assumir para nós o crescimento, para uma cidade agradável de viver e levar a vida, trabalhar, valorizar o que tem e buscar mais para o futuro”, declarou a irmã Rosa, do Centro de Promoção Humana (CPH). A terceira idade foi representada pelo Centro de Convivência do Idoso da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) e foi amplamente aplaudida. “Sempre fazemos questão de mostrar nossa vivacidade”, diziam os integrantes da ‘Melhor Idade’.
Chamou a atenção dos populares a encenação teatral [mímicas] que ocorria na passagem do grupo de evangelismo coordenado por Juan Marcell e equipe. Com os rostos pintados, encenaram questões relacionadas às drogas, amor incondicional, família, e mundo. “Miséria, choro, desespero, tudo só nos dá esperanças se tivermos Jesus em nossos corações”, disseram os integrantes que também representavam as escolas municipais Costa e Silva, Gonçalves Lêdo e 31 de Março, além de participarem de ações da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Dona Débora Godoi ao lado de toda a família festejava e dizia que há o que comemorar. “Eu noto o desenvolvimento, e acredito em mais, porque tudo é bom, saúde, educação, na ação social, eu e meus filhos somos muito bem atendidos, então, não tenho do que reclamar”, garantiu, afirmando que tudo melhora a cada dia mais.

Começam os preparativos para a primeira edição do Paraná em Ação em Telêmaco Borba

A comunidade já notou uma grande tenda branca em frente à sede da Prefeitura de Telêmaco Borba [Praça Dr. Horácio Klabin], que começa a receber os preparativos para a próxima edição do Paraná em Ação, que pela primeira vez acontece na cidade. O evento ocorre durante esse final de semana de sexta (26) a domingo (28), das 9 às 17 horas. A 75ª. edição da Feira de Serviços Gratuitos é a oportunidade em que a população de toda a região pode aproveitar para colocar sua documentação em dia, fazer carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor. As pessoas poderão também fazer exames de glicemia e urina, avaliação física, orientação sobre saúde bucal, antitabagismo, cadastro de doadores de órgãos, cortar o cabelo, fazer inscrição e contagem de serviço para aposentadoria, receber orientações para questões judiciais na área de família como divorcio, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade, entre outros.
O Secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi disse que ações de cidadania como o Paraná em Ação são muito importantes para que aqueles cidadãos que vivem acomodados e longe dos centros urbanos possam exercer sua cidadania e ter acesso a uma gama enorme de serviços gratuitos num único dia e lugar. “O Paraná em Ação mexe com essa acomodação e faz com que essas pessoas saiam da zona de conforto e passem a exercer sua cidadania de forma plena”, declarou Buabssi.
Segundo o coordenador geral do programa Marcírio Machado Sobrinho, a expectativa de público para essa edição é grande visto a grande movimentação na cidade. “Isso nos leva a crer que o Paraná em Ação será um sucesso. Entendemos que poder público não pode se acomodar em seus ambientes de trabalho. Muitas pessoas não podem procurar nossos serviços nos horários comerciais porque trabalham ou tem compromissos”, afirma Marcírio.
O prefeito de Telêmaco Borba Eros Danilo Araújo disse que a cidade está pronta para receber esse evento que com certeza será um marco para toda a região, lembrando que mais seis municípios vizinhos deverão participar, Imbaú, Tibagi, Reserva, Curiúva, Figueira e Sapopema.
Para o secretário Geral e coordenador do Paraná em Ação no município, professor Sérgio Ubiratã, será uma ampla gama de serviços e a comunidade deve participar. “É dela que depende o êxito dos trabalhos que são feitos exclusivamente para ela”, pontua.
CASAMENTO COLETIVO – Durante os três dias do evento também serão feitas as inscrições para casamento coletivo, cuja realização será feita em data ainda a ser marcada após verificações cartorárias e liberações do Poder Judiciário. Os casais que queiram aproveitar para casar ou ainda aqueles que já vivem juntos e queiram oficializar sua união, podem inscrever-se levando carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência de cada um e a declaração de renda do casal que não pode ser maior que três salários mínimos regional.
TENDAS DE CIDADANIA - São dois mil metros quadrados e 20 tendas, perceptíveis numa principal, seis ao centro da praça e mais duas ao lado da sede, para recreação, contendo blocos para documentação, orientações gerais e recreação, além de cursos à comunidade [garçom] promovidos pela Agência do Trabalhador.

SERVIÇO
Paraná em Ação Telêmaco Borba
Data - de 26 a 28 de março
Local – Praça Dr. Horácio Klabin – em frente a Prefeitura Municipal
Horário – das 9h às 17h

Tania Schweder-Cecile Krüger – Assessoria Paraná em Ação/ Monica Carvalho-Marcio Luiz-Mara Lucia – Assessoria PMTB.

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter